“Ao olhar para o copo meio cheio, vemos que houve uma digitalização forçada nas organizações para comunicar, automatizar e melhorar os seus processos de decisão”. Esta é a avaliação de Rodrigo Hermosilla Puebla, diretor e cofundador da chilena DataCiencia sobre o momento de expansão da cultura de dados na América Latina e a influência da crise do Covid-19 na aceleração das mudanças com relação à governança e processos baseados em dados.
A DataCiencia, distribuidora do aplicativo ReportsFeed para LATAM, é parceira estratégica da Alfa17, ambas com grande expertise em analytics, BI, IA, ML e assuntos relacionados.
Confira a entrevista na íntegra:
O que a DataCiencia faz?
DataCiencia é uma empresa chilena que busca que seus clientes descubram mais alternativas para aproveitar dados por meio de técnicas analíticas avançadas: inteligência artificial IA), aprendizado de máquina (ML), etc.
Somos uma empresa que presta serviços a setores como mineração, bancos, varejo, educação, entre tantos outros, e que em todos eles vem proporcionar uma visão avançada do que os dados podem "dizer".
Desde 2019, a DataCiencia vem desenvolvendo produtos baseados em IA que permitem aos clientes assinar um SaaS para análises de vídeos (por exemplo: comportamento de pessoas em áreas de segurança do trabalho), análises de áudios (por exemplo: revisão de contatos de call centers para detectar qualidade do atendimento), autenticação de pessoas (ex: para atestar identidade em processos não presenciais), entre outros.
Quais são as características da equipe DataCiencia?
A equipe DataCiencia é entusiasmada, sonhadora e focada em desafios e olha para o futuro com paixão. Contamos com uma equipe formada por profissionais que vão desde engenheiros talentosos a conceituados doutores, cujo principal objetivo é estar no horizonte do conhecimento e trazer o que há de melhor para os nossos clientes.
Como a DataCiencia vê o futuro dos negócios que envolvem cultura de dados, análise, etc. na LATAM?
De forma promissora. Estamos passando por um marco tecnológico acelerado pela Covid-19. Ao olhar para o copo meio cheio, podemos ver que houve uma digitalização forçada das organizações para poderem comunicar, automatizar e melhorar os seus processos de decisão com base nos dados.
Sem dúvida, estamos vivenciando um pico na mudança cultural em relação aos dados, mais governança e processos baseados em dados. As empresas estão percebendo isto como um ativo estratégico e se tornando cada vez mais "orientadas por dados".
Alfa17 e o DataCiencia são aliadas ao oferecer um ROI importante em um momento difícil como este e são, sem dúvida, uma ótima opção para melhores tomadas de decisões.
Por que a DataCiencia decidiu representar o ReportsFeed para a LATAM de língua espanhola?
Faz todo o sentido ter o potencial do ReportsFeed para suportar a camada de visualização, através de distribuição massiva e de baixo custo.
Decidir representar o ReportsFeed foi uma tarefa fácil, pois é uma ferramenta que responde a uma necessidade real que os usuários do PowerBI enfrentam em nossa região, ou seja, ter a capacidade de divulgar relatórios baseados nesta ferramenta de BI entre muitos usuários.
Por outro lado, esta ferramenta promove o desenvolvimento de iniciativas em PowerBI com vista à democratização, o que gera uma grande oportunidade de avançar na cultura digital dos nossos clientes e seus colaboradores, tudo isto a um preço muito atrativo. Estamos felizes em ser a face visível do ReportsFeed para o mercado latino-americano.
DataCiencia e Alfa17 podem estabelecer outras associações para atender o mercado?
Sem dúvida, Alfa17 e DataCiencia têm um espírito comum, isto é, fornecer aos seus clientes ferramentas que lhes permitam tomar decisões com informações de qualidade, a partir de modelos desenvolvidos por pessoas experientes e talentosas. O DataCiencia pode contribuir para a geração de algoritmos baseados em técnicas de Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquinas (ML), enquanto a Alfa17 desenvolve estruturas de dados e excelentes painéis, de forma que os clientes não queiram deixar de usá-los!
Comentários