top of page
  • aroa139

Inovações de TI melhoram a produtividade das organizações

As inovações em tecnologia da informação contribuem para elevar a performance e aumentar as chances de sucesso



Alguns gestores ainda têm o pensamento antigo de que a área de TI representa um gasto considerável, portanto, deve ser utilizada o mínimo possível, somente o necessário dentro da organização. De fato, esse setor trabalha com ferramentas de alto valor agregado, que exigem um investimento inicial mais alto. Contudo, contar com uma boa infraestrutura de TI é fundamental para ter sucesso no mercado. A área de TI deve ser entendida como uma ferramenta capaz de gerar mais oportunidades, e não um custo sem justificativa.


O papel estratégico da TI serve para aumentar a performance das atividades e ainda diminuir a quantidade de erros nos processos. Isso melhora a entrega do produto ou serviço e faz com que a organização cresça mais e corte custos. Com a pandemia, muitas organizações tiveram que aprender rapidamente a adotar o modelo do trabalho remoto. Essa transição só foi possível por conta das ferramentas de TI, como as aplicações em nuvem para o gerenciamento de tarefas em tempo real. Portanto, as inovações nesse setor estão hoje à frente da economia do futuro, ampliando as possibilidades e a presença dos negócios para além do espaço físico.


Confira a seguir algumas inovações de TI que podem ajudar o seu negócio a reduzir os custos, e aumentar a qualidade das entregas:


Automatização de processos

A automatização está relacionada a melhorias na parte operacional do negócio, assim como na redução dos custos. Com as ferramentas de TI adequadas, os gestores podem implementar rotinas automatizadas de certas atividades recorrentes, liberando os colaboradores para se dedicarem a outras tarefas. A automatização de processos consiste no emprego de tecnologias informatizadas para realizar tarefas que antes eram executadas manualmente, como por exemplo o pagamento de contas, que pode ser programado com antecedência para acontecer em um dia determinado, ou a verificação de um produto que antes era examinado um a um pelo funcionário, mas é possível fazer o mesmo por meio de leitura de código de barras; ou então a automatização de e-mails e alertas para a caixa de entrada de clientes e funcionários. As possibilidades são infinitas dentro da automatização de processos, e sempre surgirão novas facilidades para reduzir o tempo gasto com as tarefas.


Software as a Service

O software como serviço (SaaS, em inglês) é um modelo de licenciamento de softwares baseado na aquisição de soluções de TI em um sistema de assinatura mensal. Esse tipo de serviço trouxe mais flexibilidade para as organizações, pois reduz os custos com o desenvolvimento de softwares nativos, a necessidade de hardwares mais robustos, e a contratação de mais mão de obra especializada para realizar a manutenção dos sistemas.


O custo para manter um serviço de software está ligado ao número de licenças ativas adquiridas, assim como a quantidade de recursos contratados. Dessa forma, o negócio acaba usando apenas aquilo que realmente precisa, sem que recursos de softwares fiquem sem uso, como é o caso da compra de pacotes fechados. Os valores de assinatura são fixos, e sofrem poucas variações, o que torna mais previsível o gasto com o setor de TI.


Computação em nuvem, ou Cloud Computing

Outra tecnologia que aumenta a efetividade da TI são os serviços de software e armazenamento em nuvem. O que chamamos de “nuvem” se trata de uma rede mundial de servidores remotos que são conectados e operam como um único ecossistema. Esses servidores são responsáveis por armazenar e gerenciar dados, executar aplicativos ou arquivos em tempo real, por meio da internet. Ao invés de acessar as informações de trabalho em uma só máquina, qualquer dispositivo compatível com acesso à rede consegue acessar as informações, em qualquer hora e lugar.


A nuvem ajuda a baratear os custos com hardware e softwares nativos, pois não é necessário ter o equipamento mais moderno, só é necessário ser compatível e ter acesso à internet. Alguns softwares ou aplicações em nuvem também facilitam o trabalho colaborativo, pois é possível trocar informações e alterar arquivos em tempo real entre as pessoas de uma mesma equipe.


Terceirização das soluções de TI (Outsourcing)

O outsourcing em TI pode ser empregado como uma ferramenta estratégica para melhor administrar os recursos humanos, quanto no investimento no desenvolvimento de novas tecnologias. Pode ser que alguém já ofereça a solução que a sua organização precisa e esteja disposto a oferecer esse serviço por menos dinheiro do que você gastaria desenvolvendo sozinho.


A terceirização pode tornar a estrutura de TI mais flexível, o que possibilita com que ela vá se adequando à demanda interna, o que gera otimização. Assim, a organização garante o uso de todos os seus recursos de TI, sem deixar funcionários ou tecnologias inativos por tempo indeterminado. A empresa também pode considerar o apoio de uma consultoria na área de TI para verificar se a sua infraestrutura interna é condizente com os gastos, e sugerir a correção de falhas e melhorias de processos.


Sua organização quer diminuir os custos com licenças?

O ReportsFeed é uma aplicação para Power BI que realiza o reporting estratégico de relatórios, em vários formatos, por meio do envio de e-mails automatizados para as pessoas certas dentro e fora da organização. Nossa solução reduz os custos com licenças de software ao permitir que mais pessoas tenham acesso às informações.


Confira os nossos planos no site: https://www.reportsfeed.com.br/

21 visualizações0 comentário
bottom of page