• aroa139

O futuro do Business Intelligence e a Inteligência Artificial


No mundo de hoje, o sucesso nos negócios está diretamente relacionado com a capacidade das empresas de incorporarem a transformação digital. O Analytics e o Business Intelligence (A&BI) surgiram como um avanço para ampliar as possibilidades do uso de dados em várias atividades, aumentando a performance das organizações.


Por consequência, a área de TI se tornou um setor estratégico que auxilia na tomada de decisões corporativas. Essa união permitiu que as organizações conseguissem lidar com altos volumes de dados gerados por sua atividade, sendo capazes de extrair valor das informações e aplicar esses conhecimentos no negócio para se destacar da concorrência.


Conforme novas tecnologias são desenvolvidas na área de TI, uma tendência se destaca por seu uso no meio corporativo: o A&BI aliado à Inteligência Artificial. Juntas, essas tecnologias têm o poder de aprimorar o planejamento estratégico das organizações e revolucionar o mercado.


Analytics e Business Intelligence (A&BI)

A principal função do A&BI, em sua origem, é realizar processos de coleta, organização, análise e monitoramento de grandes quantidades de dados, estruturados ou não. Além disso, também oferece ferramentas para transformar essas informações em relatórios, diagnósticos e insights inteligentes, capazes de apoiar a gestão do negócio.


Com as plataformas de A&BI, as organizações conseguem ter maior visibilidade de seus dados, menos erros ou omissões, o que resulta em um planejamento mais qualificado. Ao ter uma visão mais realista da situação dos negócios, é possível basear melhor suas decisões, passando a contar menos com a “intuição”, ou “feeling”, sobre o mercado. Suas estratégias passam a ter fundamento, e mais chances de sucesso.


Inteligência Artificial

Por meio da computação cognitiva, a IA se tornou capaz de automatizar a ação das máquinas, transformando uma série de tarefas no cotidiano. Hoje é muito comum vermos a aplicação de “machine learning” (aprendizado de máquinas), nas mais variadas tarefas, que antes eram executadas por pessoas de carne e osso. O conceito de Inteligência Artificial existe desde a década de 1950, e passou por muitos avanços nesses últimos 70 anos. Ao contrário do que foi preconizado, por mais que a IA esteja cada vez mais “inteligente”, ela ainda não é capaz de eliminar completamente a mão de obra humana.


Hoje, as atividades de trabalho estão cada vez mais relacionadas com a Inteligência Artificial, e isso tem um potencial gigantesco de criar novas profissões – ao invés de eliminá-las.


O princípio da IA é o aprendizado de máquina, quando o próprio sistema é programado para se desenvolver automaticamente por meio do cruzamento de dados. Sua principal aplicação até agora é em tarefas burocráticas – mecanizadas ou virtuais – repetitivas que demandam muito tempo da equipe. Outro uso da IA é em funções mais arriscadas, com perigos físicos, onde ela é capaz de eliminar as falhas humanas e a probabilidade de acidentes fatais.


Como a Inteligência Artificial pode ser usada no Analytics e Business Intelligence?

Quando incorporada nos negócios, a Inteligência Artificial pode servir para a automatização de tarefas burocráticas, realizar análises de dados de forma autônoma, e, mais importante, fazer alertas e previsões de cenários futuros, que auxiliam na tomada de decisão. Confira as os principais benefícios da IA aplicada no Business Intelligence:


-Segurança de dados

A combinação da IA com o A&BI ajuda as empresas a protegerem seus dados, especialmente evitando que os seus preciosos insights caiam nas mãos da concorrência. Isso porque, com a Inteligência Artificial, é possível realizar a identificação automática de possíveis perigos de mineração de dados, vírus, ou outras ameaças digitais. Qualquer atividade estranha no sistema pode ser rastreada por meio do uso de criptografia e sistemas de segurança inteligentes.


-Análises futuras

Geração de insights de negócio a partir da análise e interpretação de grandes volumes de dados da organização. Pode ser feita uma análise “preditiva”, quando são analisados os dados do histórico para a construção de previsões futuras; e também a análise “prescritiva”, quando são identificados os impactos que as decisões tomadas terão nas metas do negócio, por meio da projeção de cenários futuros em cada caso. Em ambos os casos, é possível fazer os ajustes necessários ao longo do tempo.


-Monitoramento de mercado

A automatização torna mais fácil o monitoramento de indicadores online, seja nas interações de redes sociais ou no desempenho de uma campanha de marketing digital. Com os dados de performance online, é possível monitorar o seu público-alvo e identificar quais ações tiveram maior ou menor sucesso.


-Oportunidades de negócios

Ao ter acesso a dados mais estruturados e processos decisórios mais assertivos, a IA pode ajudar a identificar novas oportunidades de negócio que talvez passassem despercebidas pelos gestores. Com análises mais aprimoradas, a organização pode dividir dados semelhantes, com o objetivo de identificar tendências e potenciais mercados com o mesmo perfil. Com essas informações bem alinhadas, é mais fácil planejar a criação de novos produtos ou serviços para atender a essas demandas.


A incorporação da Inteligência Artificial com o A&BI é uma tendência recente, e ainda em desenvolvimento. As perspectivas são promissoras, e muitas empresas já se beneficiam dos seus resultados. Contudo, a tecnologia em isolado não é capaz de dar conta de todos os aspectos do seu negócio. É preciso conhecê-las, e saber combinar as ferramentas que mais darão resultado na sua Organização. Por vezes, pequenas mudanças fazem muito mais diferença do que um plano grandioso.

Distribuição de informações

Você já pensou que enfrenta problemas que podem estar relacionados ao acesso, distribuição e qualidade das informações, e não à sua tecnologia de A&BI?

O ReportsFeed é uma aplicação de A&BI, que facilita a distribuição de relatórios, por meio do envio automático de e-mails. Com essa solução, sua Organização pode economizar na compra de mais licenças de Power BI, e ainda fazer a filtragem de quais pessoas terão maior acesso às informações.


Saiba mais e teste gratuitamente por 15 dias: https://www.reportsfeed.com.br/

26 visualizações0 comentário