top of page
  • aroa139

Retornos Mensuráveis e Imensuráveis de Projetos de Analytics e BI

Atualizado: 27 de mai. de 2021


O cenário atual


Os projetos de ABI impulsionam o mercado a um novo patamar. Com eles se tornou possível o uso estratégico de dados, um grande diferencial para apoiar tomadas de decisão que maximizam oportunidades e reduzem riscos.


Com a crescente utilização das aplicações de ABI volumes cada vez maiores e mais complexos de dados são transformados em informações inteligíveis e úteis para servir de referências a todas atividades.


As empresas que possuem dados mais qualificados e alinhados com a realidade facilitam o trabalho de suas equipes, melhoram os seus fluxos internos, impulsionam a cooperação entre diferentes setores e produzem melhores resultados.


Já chegamos no momento em que estes projetos são indispensáveis para a evolução e mesmo para a sobrevivência das Organizações.


Quais os benefícios de Projetos de Analytics e BI


Os benefícios são inúmeros e são quantitativos e qualitativos, alguns são de “medir” outros são de “sentir”.


As organizações devem aguçar seus sensores para além do que pode ser medido e, cada vez mais, para o que pode ser percebido em um espectro mais amplo.


A cultura do que “não pode ser medido não existe”, típica da era industrial, deve ser revisada na era da informação considerando os cenários dinâmicos de um mundo mais fluido, como novos desafios e oportunidades.


Esforços de sensibilização das organizações para percepção de sinais (cultura analítica) devem ter especial atenção. Os efeitos positivos não mensuráveis são certamente notáveis em organizações que desenvolveram capacidades de percepção mais sofisticadas.


Mas o sucesso do uso de ABI obviamente depende muito dos profissionais de TI, responsáveis por muitas atividades críticas, inclusive a disponibilidade da infraestrutura dos dados corporativos.


A governança dos dados – equilibrando – o controle necessário e a liberdade indispensável é uma das receitas fundamentais. Equipes multidisciplinares são boa parte da resposta a este desafio entre os limites de ambientes corporativos, setoriais e pessoais.


Exemplos os benefícios


Os projetos de ABI – que antes atuavam essencialmente nos níveis estratégicos e táticos, agora também apoiam diretamente atividade operacionais, ligadas aos processos.


Quanto mais próximo do uso operacional mais viável calcular o ROI. Já em atividades de auxílio às ações estratégicas e táticas há uma pulverização de benefícios, que torna mais difícil ou mesmo impraticável medições.


Quando as aplicações de ABI apoiam mais diretamente a processos operacionais se observa:


- Encurtamento dos prazos;

- Diminuição de erros;

- Redução de custos associados.


Quando as aplicações de ABI são utilizadas nos níveis estratégico e tático, geram benefícios como:


- Mais opções de análise;

- Maior visibilidade organizacional interna e externa;

- Melhoria nas comunicações;

- Redução do “stress” organizacional.

- Melhor detecção de tendências positivas ou negativas.


Power BI ainda mais potente com o ReportsFeed


Atualmente a plataforma de ABI da Microsoft (que inclui o Power BI) é uma das mais utilizadas, devido a diversos fatores, entre eles a acessibilidade, escalabilidade de investimentos e disponibilidade dos serviços em nuvem.


O uso de ABI com a ferramenta Power BI tem um significativo potencial de impactos positivos.


Para complementar estes recursos o ReportsFeed é um grande reforço! Ele realiza de forma efetiva o reporting de relatórios gerados em Power BI e os envia por e-mail de forma automatizada e personalizada. Assim, entre outros benefícios, pode ser racionalizado o uso de licenças de Power BI e mais pessoas passam a receber informações. O ReportsFeed contribui para uma composição mais adequada da plataforma de ABI - mesmo para as que não usam o Power BI com principal ferramenta. Há diversas opções de contratação que, já no plano mais básico, garante o envio mensal de 7.500 e-mails!



44 visualizações0 comentário
bottom of page